Afinidades*

Fim de tarde de sexta feira. Cena típica das minhas férias sozinha em casa: O sofá da sala, eu sobre ele e um livro de 500 páginas na mão. Estou me emocionando com as aventura do senhor Robert Langdon rumo ao Vaticano** quando o telefone toca e eu quase vou ao chão junto com o senhor Langdon.
Atendo e a voz do outro lado diz:
-Oi.
-Oi! Tudo bem?
-Você sabe quem está falando, não é?
-Claro que eu sei boboca.
Pois é, e sabia mesmo. É incrível as afinidades que mantemos com certas pessoas. Não precisa muito. Basta a pessoa falar “oi” do outro lado da linha e você sabe quem é. Aquela voz amiga e tão conhecida de muitos momentos.
Aliás, esse texto de hoje surgiu justamente de uma conversa com essa mesma pessoa. Estávamos falando de afinidades espirituais para ser mais exata. De como certas coisas são misteriosas. Ás vezes você pensa na pessoa e segundos depois ela te liga. Ou sonha com outra e dias depois recebe um e-mail dessa mesma pessoa mandando notícias. Ou no nosso caso mais especificamente numa conversa casual de sexta feira à noite horas mais tarde sentados no sofá da minha casa, eu dizia uma coisa e ele falava:
– Nossa eu ia falar isso agora mesmo.
É. Alguém por aí já disse que os amigos são família que escolhemos com o coração. E a afinidade entre essas pessoas maravilhosas e você é tão forte e verdadeira que pode até assustar.
Tenho dois amigos de longa data. Sempre que ficamos muito tempo sem nos ver, e eu sonho com eles, quando ligo para saber notícias aconteceu algo grave ou inusitado. É impressionante como nossas almas estão ligadas mesmo à distância.
Outra pessoa assim é minha mãe. Alguém pode dizer:
-É claro, afinal você é sangue do sangue dela.
Eu discordo, porque também sou do mesmo sangue do meu pai e não tenho nada a ver com ele.
Minha mãe é especial. Muitas vezes durante o dia estou trabalhando muito triste e de repente ela liga. Ela sabe que não estou bem. Chega a assustar o tamanho da afinidade.
Minha melhor amiga também é assim. Apesar de não nos vermos mais com tanta freqüência nos falamos todos os dias via e-mail, e é batata. Duas sílabas que ela escreve e eu sei que ela não está bem.
Na verdade a afinidade não precisa nem ser plena. O mocinho do telefonema e eu temos uma rixa saudável, pois ele é metaleiro e eu gosto de punk rock. Até escuto ele dizer agora mesmo:
– Green day?! Argh!
– Sex Pistols? Irc!
– The Clash? Tô fora!
– The Ramones?! Er…. bom, Ramones é legal, até eu que sou metaleiro gosto dos caras.
Bem como podemos ver até mesmo no meio das diferenças é possível haver afinidades entre nós, tirando esse pequeno detalhe musical, existem afinidades demais!
Pensamentos, gostos, enfim. Uma infinidade de pequenos detalhes que faz a amizade a parte mais importante da vida de uma pessoa.
E parafraseado o poeta: “Agüentaria, ainda que com dor, que morressem todos meus amores, mas certamente morreria se perdesse todos meus amigos”.

Dedicado a todos meus amigos do coração. Amo vocês, e sem vocês nada sou.

** do livro “Anjos e Demônios” de Dan Brown. Uma história emocionante e inusitada envolvendo ciência e religião. Eu recomendo!

* Texto originalmente publicado em 22 de Janeiro de 2006 às 20:57hs, e comentários dos amigos re-postados logo abaixo
3 comentários sobre “Afinidades*

  1. Rey disse:

    Rê!

    Que posso eu, aqui, da minha pequena Riachão…
    Se comparado aos próximos! Os que tu tens nas mãos?
    Que posso eu, senão desta distância, rogar a Deus…
    Para que os teus dias, de tanto gostar de ti, seja melhor que os meus?

    Entretanto, fico parado a persar,
    Por quê será, que sinto tanto desejo de me doar?
    Por quê será? Se nem sei se minha amizade querem…
    Será que por outros, quem eu penso meus amigos, não me preterem?

    Será, que não estou sendo demais? Não será um erro meu, assim me dar?
    Deus, que esta dúvida Tu possas me tirar…
    Quero sim, meu Pai, ter amigo
    Mas, na medida do cabível, na medida do possível.

    Beijos!

    Rey. 23 de janeiro 11:29

    http://spaces.msn.com/members/Arcoliteral/)

  2. CAVALHEIRA007 disse:

    : ¸.•´¸.•*´¨)Tenha um bom dia!!!
    (¸.•´ (¸.•`*
    ¸.•´
    “ A ESTRADA PARA O SUCESSO, NÃO É UMA RETA..HÁ UMA CURVA CHAMADA FRACASSO,UM TREVO CHAMADO CONFUSÃO,UM QUEBRA-MOLAS CHAMADO AMIGOS,FARÓIS DE ADVERTENCIA CHAMADO FAMILIA, E PNEUS FURADOS CHAMADOS EMPREGOS…MAS SE VC TIVER UM ESTEPE CHAMADO DETERMINAÇÃO…UM MOTOR CHAMADO PERSEVERANÇA..UM SEGURO CHAMADO FÉ..E UM MOTORISTA CHAMADO JESUS , VC CHEGARÁ A UM LUGAR CHAMADO SUCESSO..“
    ¸.•´
    ¸.•´¸.•*´¨)
    (¸.•´ (¸.•`*

    Atenciosamente
    23 de janeiro 14:01

  3. Marcia Mermaid disse:

    Rezinha,

    Vim agradecer mais uma vez as palavras amigas de ontem.
    *smack*
    E acho que encontramos algumas afinidades também, né?
    Fica bem e um ótimo feriadão pra vc!
    ps: Estamos de layout novo no blog. Vai lá!

Deixe um comentário

