E vos declaro …

Casamento é um assunto polêmico. Tem gente que afirma que é a melhor coisa da vida. Tem gente que fala que foi a pior besteira que já fez na vida. Outros casaram uma vez e separaram para nunca mais casar, outros como uma amiga da minha mãe já estão no quarto casamento.
Ele traz coisas ótimas como filhos, festas de aniversário em família, mega jantares de natal, e outras ruins como divórcios e brigas conjugais.
Mas, se existe uma coisa muito legal em se tratando do assunto, essa coisa é a cerimônia em si. É algo simplesmente mágico ver a noiva entrando na igreja seja ao som da Ave – Maria, ou qualquer outra música do gênero, ver a emoção dos convidados, mas principalmente o brilho nos olhos de um casal que se une por amor.
E claro que tem sempre aquelas amigas do noivo ou da noiva que choram na cerimônia (claro que sou uma delas), em cada um dos momentos.
E muito melhor que a cerimônia religiosa são todos os rituais clichês e necessários a um casamento:

Jogar arroz nos noivos:
Não sei de onde veio essa tradição, mas eu acho muito legal esse ritual que sempre deixa o casal de pombinhos cobertos de pontos brancos. Dizem que é para trazer fartura ao casamento. No meu vou querer pacotes de cinco quilos distribuídos aos convidados.

Valsa dos noivos:
Já no salão destinado a festa, os noivos começam a dançar pelo salão, e após a noiva dança com o pai, o sogro, os irmãos e cunhados. Obviamente, a ultima valsa que dançaram foi a de formatura ou a do próprio casamento e disso temos cenas hilárias.

Corte da gravata:
Todos nós sabemos que os noivos costumam gastar uma fábula com o casamento, a festa, os salgadinhos, então os amigos para dar uma força ao moço cortam a gravata que ele está usando e a cada pedaço colocam uma pequena contribuição em uma sacolinha. A conta bancária do casal agradece.

Embebedamento sumário dos convidados:
Depois de algumas horas de festa, do brinde dos convidados com champanha, e muito álcool liberado na festa, começamos com as melhores performances de padrinhos e convidados bêbados. Daí vem danças exóticas, declarações de “eu te amo muito, você é um irmão para mim”, paqueras que podem resultar em futuros namoros, e afins.

Pés descalços:

Como é comum à maioria dos casamentos, a maioria das convidadas vai em cima de um sapato de salto – alto. Depois de muita dança, e horas de pé, o que vemos são dezenas de pezinhos doloridos descalços (e sujos) esforçando-se para aproveitar até os últimos momentos da festa.

Buquê:
O momento mais esperado da noite certamente é o lançamento do buquê pela noiva. Madrinhas, primas, irmãs, amigas e convidadas enfileiram-se para pegar o arranjo de flores na esperança de serem as próximas a subirem ao altar. Normalmente o que se segue é uma seqüência de tapas, empurrões e gritos até a felizarda agarrar definitivamente o prêmio. Normalmente eu fico de canto só rindo, mas no próximo casório acho que estarei lá no meio delas, afinal eu quero casar também.

* Texto dedicado ao João e a Cris que casarão no próximo sábado. Que vocês sejam muito felizes pessoas queridas.

Anúncios

4 comentários sobre “E vos declaro …

  1. Diana disse:

    Eu não passei por essa parte, mas confesso que até hoje bate uma vontade de voltar à primeira etapa e cumprir com todo o ritual.
    Mas a parte difícil que é a convivência também é gratificante, complicado, trabalhoso e até sofrido, mas muito bom também!

  2. Nana Flash disse:

    Eu costumo dizer q acho 15 anos brega, que acho formatura brega, mas que casamento, quanto mais brega e tradicional for, mais lindo eh. Adoro! Mais a cerimonia que a festa, na verdade. Eu tb choro na maioria das vezes e adouro a parte do arroz (ou das petalas de rosa) e do buque, apesar de nunca pegar: sempre tem uma tia meio velha e engraçada que pega, eh incrivel! Ai ai… de tu falar chega deu vontade, hehehe.
    Beiju p tu e sorte pros noivos :D

  3. Bárbara Amelize disse:

    Hei… eu não sabia dessa: Corte da gravata! Nunca vi, acredita?! rs Será que tenho andado em poucos casamentos?! rsrsrsrs É.. pensando bem.. acho que fui em bem poucos na minha vida.. rs Mas, o lado bom é que em todos que participei até hoje, se minha memória não estiver meio falhando.. todos continuam juntos! rs

    Beijo, honey!

  4. Lady Sith disse:

    A parte do arroz é a minha preferida! Fiquei frustrada porque fui a um casamento em outubro e nem tinha arroz para jogar nos noivos. Muito sem graça.

    Agora você e seus cinco quilos de arroz me fizeram lembrar do filme dos Normais. Cuidado para não ser particamente torpedeada na saída da igreja. :D

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s