Beija, beija!

Desde que o mundo é mundo existe beijo. Aliás, “através da Respiração Divina, Deus deu o Sublime Beijo criando nossas almas e vidas” (Gêneses. 2:7). Na antiga Mesopotâmia as pessoas costumavam enviar beijos aos céus endereçados aos Deuses. Tanto na Grécia como na Roma era comum membros da mesma família, amigos íntimos e até soldados voltando da guerra trocarem carinhosos beijos nos lábios. Os gregos eram grandes beijoqueiros (afinal sabemos do estrondoso sucesso do homossexualismo naquela época), porém foram os romanos que difundiram expressões para explicar o beijo: osculum, beijo na face; basium, beijo na boca; e saevium, beijo leve e com ternura.

Já nos séculos 12 e 13 d.C. o beijo tornou-se símbolo da caridade entre os cristãos (o beijo da paz) e também era utilizado na ordenação e recepção dos noviços nas cerimônias religiosas, e a própria Igreja o proibiu na mesma época caso tivesse alguma conotação sexual. Ainda no Feudalismo o beijo nos lábios era um sinal de contrato entre senhor e vassalo significando “dou minha palavra”, e após o século 17 acabou sendo substituído por um cordial abraço, e na parte religiosa foi trocado por beijos nos pés, mãos, aperto de mão e abraço da paz.

Hoje em dia, apesar de acharmos que o beijo é uma coisa mais livre e natural, obviamente ele não é encarado da mesma forma por todas as culturas e religiões. No Islamismo é comum beijos na face entre parentes amigos e irmãos, mas o beijo íntimo entre homem e mulher não é comum. Os homens beijam suas esposas na testa e no rosto em sinal de respeito. No catolicismo atual beija-se a mão do clérigo, a cruz, a própria mão após o sinal da cruz, e o Papa costuma beijar o solo dos países em que estão em visita (grandes beijoqueiros os católicos de hoje). Para os Orientais o beijo é um ato muito íntimo e jamais é praticado em público.

Já aqui no Brasil, esse caldeirão de culturas e religiões, é possível observa o beijo no rosto entre amigos e amigas, beijos apaixonados em público entre casais enamorados, selinho entre algumas famílias – a Cláudia Raia sempre beija seus pimpolhos e sobrinhos em publico -, ou entre amigos, e na TV aberta vemos apresentadoras assim como a “gracinha” da Hebe Camargo que sempre dá “bitocas” em seus convidados).

Além disso, o beijo tem propriedades terapêuticas: quem beija muito na boca, produz maiores quantidade de saliva que deixam os dentes mais bonitos, lubrificam as cordas vocais, e diminuem o risco de problemas estomacais Mas, não esqueçamos de escovar os dentes sempre, afinal um beijo fresquinho e apaixonado é uma das melhores coisas da vida. E assumindo minha condição de “Tia Sônia” uma dica: não beije apenas por beijar e fazer número de quantas pessoas você já beijou. Beije pela empatia, amizade, sinceridade e admiração que uma pessoa provoque em você. Não deixe seu corpo apenas se mover pelo impulso orgânico (sim porque a vontade do beijo não nasce nos lábios, nasce bem antes em um olhar, gesto ou sorriso). Beije bem, com gosto e seja feliz.


A propósito, você já beijou hoje? Eu já!

10 comentários sobre “Beija, beija!

  1. Lisi disse:

    Ai Rê, q delícia de texto!
    Informativo, e com um final muito bonito, delicado. Olhando o lado mais legal de um beijo q é o carinho.
    De “dar água na boca”! =P

  2. Mymi disse:

    antes do meu namorado aparecer eu não via graça em beijar na boca!

    (consegui, tive que reconectar e fechar o torrent. O problema pode ser com o blogger, hoje eu fui adicionar um link e não abria de jeito nenhum)

    ;*

  3. Lídia disse:

    Já pensou em ser jornalista, querida.
    Fez uma pesquisa muito boa.
    Aiai
    pena q estou no serviço pq me deu uma vontade de beijar meu namorado. rsrsrs

  4. Dark disse:

    Texto magnífico, de fazer a gente ficar com vontade de beijar, minha irmãzinha tá inspirada hoje hein.

  5. Carolzinha disse:

    Eu já beijei hj tbm… mas beijo de carinho!!! rsssss

    Beija eu, Beija eu, Beija eu me Beija!!!

  6. Ana Martins disse:

    Que texto legal, Rê! Muito leve, alto astral, perfeito pra fechar essa minha segunda-feira cheia de bons acontecimentos!

  7. Silvinha disse:

    Rezinha….eu amei esse texto!!!!
    Concordo com quem peguntou se vc já pensou em ser jornalista….está perfeito.

    E o assunto…rs…hummmmm….dá uma vontade de beijar…..hehehehhehe

    Bjokas

  8. Gabriela (Gaybz Lima) disse:

    Oi Renatinhaaa ^^
    Lembra deu ainda?
    Não sei o que foi mas me deu uma vontaaade de vir visitar seu blog!
    Bom, não me arrependi.

    O texto tá ótimo, dá gosto de ler :D
    Ainda mais quando se trata de algo tão gostoso e que nos faz tão bem.

    Enfim, apesar de ser uma pessoa desaparecida, sempre lembro com muito carinho de todo mundo do Garotas e principalmente de algumas pessoas em especial. (e é óbvio que uma delas é você)

    Tá de parabéns viu?

    Se cuida

    =***

  9. Muta disse:

    puts… esse texto chega a ser sacanagem… especialmente quando estamos em certas fases da vida.

    mas ficou bem legal re!

Deixe um comentário

