Classic Cartoons

Quando eu era criança adorava desenhos animados tanto quanto hoje. Minha mãe até dizia que um dia eu ia ficar cega de tanto ver televisão, mas também não sei se posso atribuir meus quase oito graus de miopia a isso.

O fato é que depois que cresci, e os desenhos que eu costumava assistir deixaram de passar eu comecei a achar os desenhos mais novos muito, muito chatos, sem criatividade e sem graça.

Até cheguei a cogitar que o problema era comigo que já era chata e ranzinza antes mesmo dos vintes anos, mas de uns anos para cá, graças a recompra dos desenhos antigos pelos canais de TV como SBT, Rede Record, Boomerang e Cartoon Network* tive a grata felicidade de rever os meus favoritos como:

Tom & Jerry

Eu sei que o Jerry é a maior parte do tempo maldoso. E que o Tom em contrapartida, apesar de tentar ser um gatinho mal (como diria aquele desmelinguido do Piu – Piu), a maior parte do tempo só faz pataquada e se dá mal. Mas, cá entre nós, que criatividade tinham os produtores desse desenho. Há alguns episódios excelentes, como os que o Tom se apaixona por alguma gatinha e se dá muito mal. Mas, de longe o meu preferido é o que eles entram na execução da ópera Carmen e a partir daí tudo é loucura como a troca das partituras do maestro por formiguinhas! Impagável!

Pink Panter – A Pantera Cor de Rosa

Bom, uma coisa que sempre me deixou intrigada quando criança era o fato de chamarem a pantera cor de rosa se na verdade ela era ele, como provado quando ele usava aquelas roupas sofisticadas combinando com boinas e etc. Ademais, o roteiro dos desenhos é muitíssimo bem escrito e não se vêem erros de corte como nos desenhos atuais. Sem falar claro que os roteiristas tomavam altas doses de produtos ilícitos por que só assim eles poderiam fazer o episódio em que o pantera sai correndo a cidade inteira atrás de uma moedinha de 25 centavos, e fazer com que eu me acabe de rir do outro lado da telinha.

Peanuts – A Turma do Charlie Brown ou Snoopy

Hey Minduim! A clássica frase entoada por Betty Pimentinha (em inglês Pepper Patty) é usada por mim até hoje quando quero chamar alguém de Charlie Brown. Esse desenho sempre, originado das tirinhas dos jornais, sempre misturou altas doses de humor, doçura e sensibilidade com doces lições para as crianças – e adultos. Hoje mesmo tive o prazer de rever o filme da turminha que em português leva o título de “Boa Viagem Charlie Brown” Em que Charlie, Linus, Betty e Marcie, acompanhados de Snoopy e Woodstock, viajam para a França para uma semana de intercâmbio, passando por Londres no caminho. A melhor cena do desenho, claro, fica por conta do Snoopy e do woodstock que resolvem passar a noite numa espécie de pub. Enquanto o cãozinho toma cerveja e se diverte Wood começa a tocar violino (!) para acompanhar a canção. Eu recomendo!

Wood Woodpecker – Pica Pau

O melhor de todos os tempos, na minha singela opinião. Um passarinho amalucado de cabeça vermelha não teria muito para ser o desenho mais engraçado de todos os tempos, mas eles simplesmente é. Listar minha lista de favoritos dele aqui seria fazer mais um texto, pois já que eu tenho três cds repletos de desenhos dele – viva o emule – e mis alguns a gravar no computador. Isso é claro, apenas dos desenhos antigos, pois a nova roupagem dele é irritante. Mas se eu pudesse eleger os três melhores episódios até hoje, eu elegeria o do barbeiro de Sevilha, o da Polca do Pica Pau (que ele entra disfarçado de mulher numa festa no celeiro e faz o Leôncio se apaixonar) e o que ele vi até o Psique… Psique… doutor! E, aliás, nada melhor para fechar esse texto que o episódio em si

Eu precisor ir ver os Psique … Psique…. eu vou ver o Doutor!

*Os canais desse texto não pagaram à autora nenhum centavo para que tivessem seus nomes divulgados. Sim. É propaganda gratuita.

14 comentários sobre “Classic Cartoons

  1. Dener Gomes disse:

    Eu adoro todos esses desenhos… Acho sou meio assim, psi ski eu vou ver o doutor, por ver o picapau maluco..

  2. Nanael Soubaim disse:

    Não és a única. Não é à toa que esse passarinho demente está roubando a audiência daquelas novelas soníferas. Também recomendo os desenhos do Tex Avery, que tem dedo em todos esses clássicos, à excessão do Charlie Brown… que pôxa…

  3. Fernanda disse:

    Mais uma que gosta desses todos!Mesmo com a minha mãe me olhando com o canto do olho e fazendo comentários do tipo “minha filha esqueceu de crescer!”, até hoje paro para ver esses desenho sempre que eu posso. E também o do Zé Buscapé, Bibo Pai e Bobi Filho, as famílias Flintstone e Jetson…

  4. Luna disse:

    Menina, eu morro de saudades da Pantera! Era tão bom… e mesmo sendo um desenho mudo, eu ficava hipnotizada na frente da tevê, quando criança. Muito legal o seu texto!

  5. Dark disse:

    Tori tori torá, agora vou jantar, tori tori torá….

    Adoro esses desenhos e A Cobra Azul era fantástica tb.

  6. Mymi disse:

    Nunca fui muito fã de Tom & Jerry e Pink Panther. De Peanuts e Pica-Pau eu gosto.

    Não acho que os desenhos de hoje sejam ruins. É só dar uma procurada que encontramos coisas boas! E não confundir desenho com anime, porque rola muita comparação entre os dois mesmo se tratando de coisas diferentes.

  7. Toscos e Ralados na Net disse:

    aaaaaaaaiiiinnnn…
    a infância da gente sempre é a melhor, né?!
    as outras infâncias não parecem ter sido infâncias sem todos os desenhos que assistíamos…eu amava loney tunnes, adorava pica-pau…ainda hoje, tenho um amigo que paralisa diante dos mil episódios do pica-pau, como se eles nunca tivessem repetindo…

    ai, que legal!!

    Luca!

  8. Ana Martins disse:

    Charlie Brown é liiiiiiiiiindo! Pena que hoje em dia não passa tanto quanto passava antigamente. Uma das minhas influências é do Schulz, com certeza!

  9. Ana Martins disse:

    Sobre os desenhos de hoje: a Turma do Bairro (KND), Mansão Foster dos Amigos Imaginários, Amy sei-lá-o-quê Yumi, Três Espiãs Demais, e, é claro, Meninas Super Poderosas são os meus preferidos.

  10. Nana Flash disse:

    Eu tambem!! EU tambem!!
    Mas meu favorito ainda são os do Donald e do Mickey. Eles tem um humor fino, uma beleza diferente. Incrivel como com o mesmo argumento, Donald e Mickey e todos os que você citou conseguiam ser brilhantes por causa dos roteiros que eram perfeitamente amarrados. Ah, por humor mais acido fico com Simpsons :D
    De hoje eu gosto de Bob Esponja. Acho que porque Bob Esponja e Patrick sao loucos e tem um que de inocencia tambem :)
    Bjs, adourei o post.

  11. Gi KrDoSo disse:

    Sempre adorei desenhos…não tem idade,é divertido demais em qualquer ocasião!!~´a bom,nem todas…mas na sua maioria!!rsrs
    adorei aqui!
    passa no meu

    =**

Deixe um comentário

